Notícias

Vamos falar sobre insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca é uma doença caracterizada pela incapacidade do coração em bombear o sangue para o resto do corpo, comprometendo assim, as funções e necessidades do organismo.

Quando não tratada corretamente, a insuficiência cardíaca reduz a qualidade de vida e a sobrevida da pessoa. A boa notícia é que ela pode ser prevenida.

Acompanhe as orientações dos nossos cardiologistas e saiba como.

O que causa a insuficiência cardíaca?

A cardiologista Osana Costa explica que existem pessoas que estão mais propensas a desenvolverem insuficiência cardíaca. “Geralmente quem teve um infarto agudo do miocárdio, pessoas com pressão alta portadores da Doença de Chagas tem mais chances se ter insuficiência cardíaca”, explica.

Dados americanos mostram que a incidência da doença aumentará 46% até 2030, resultando em mais de oito milhões de pessoas acometidas.

“A incidência em ascensão se deve ao aumento da expectativa de vida, uma vez que a doença acomete principalmente as faixas etárias mais elevadas”, afirma a cardiologista.

Sintomas

Os sintomas nem sempre são evidentes, inclusive em fases muito iniciais da insuficiência cardíaca. Algumas pessoas podem não ter sintoma algum. Mas, devido a incapacidade do coração de bombear sangue de forma eficiente a outros órgãos, como os rins e o cérebro, é muito provável que o paciente sinta:

– Fadiga;

– Incapacidade de realizar tarefas rotineiras;

– Inchaço nos pés e pernas;

– Dificuldade de dormir devido à dificuldade de respirar.

Como prevenir?

Para reduzir o desenvolvimento da insuficiência cardíaca é importante controlar os fatores de risco como hipertensão arterial, diabetes, tabagismo e sedentarismo.

A melhor prevenção é manter o acompanhamento com o cardiologista. Afinal, você merece aproveitar sua vida de forma saudável e bem longe da insuficiência cardíaca.

Ultimas Notícias