Muita gente já ouviu falar sobre o aneurisma de aorta, mas poucos sabem como ele acontece e quais são seus fatores de risco. Antes de mais nada é importante entender que a aorta é a maior artéria do corpo humano e tem a responsabilidade de transportar o sangue rico em oxigênio para todas as partes do organismo.
O aneurisma da aorta se caracteriza pela dilatação dessa condutora de sangue, que pode acabar se rompendo pelo seu enfraquecimento.
Para entender melhor como o aneurisma de aorta funciona, pense em um balão. Quanto mais cheio fica de ar mais as paredes ficam finas e maior é o risco de rompimento.
De acordo com o cardiologista Daniel Miquelin, o risco de sofrer esse tipo de lesão aumenta com o passar da idade, sendo mais comum em homens com mais de 65 anos. “O aneurisma pode ser classificado como torácico ou abdominal, dependendo da região em que há a dilatação da aorta”, explica o médico.
Geralmente o aneurisma da aorta não gera sintomas, sendo percebido apenas durante exames médicos de rotina. Por isso é tão importante consultar o cardiologista com frequência.
A idade superior a 65 anos é um dos fatores que podem contribuir com o aparecimento do aneurisma, mas outros também são levados em consideração pelos cardiologistas:
– Hábito de Fumar,
– Hipertensão,
– Diabetes,
– Obesidade,
– Histórico de ataque cardíaco ou outros problemas cardíacos,
– Aterosclerose, que corresponde ao acúmulo de placas de gordura no interior da artéria aorta.
Ao verificar qual o melhor tratamento para o aneurisma da aorta o cardiologista observa os exames médicos, a idade do paciente, tamanho do aneurisma e a presença de outras doenças associadas.
Em alguns casos pode ser indicada a realização de um procedimento cirúrgico para reparação da aorta ou sua substituição por um enxerto feito com material sintético.
A melhor forma de reduzir as chances de um aneurisma de aorta é cuidar da saúde:
– Mantenha uma dieta saudável pobre em gordura saturada e rica em grãos integrais, frutas e legumes;
– Não fume;
– Faça atividade física com frequência;
– Reduza o estresse do dia a dia;
– Consulte seu cardiologista com frequência.
O diagnóstico precoce de qualquer doença, inclusive do aneurisma de aorta, é um importante instrumento para aumentar a possibilidade de tratamento e cura e para uma vida saudável.